1 de dezembro de 2011

Como se tornar um bom empresário

O Sebrae formulou uma lista de dez características e atitudes necessárias para que você seja um bom empreendedor

1. Busque oportunidades e iniciativas
- Identifique e busque oportunidades constantemente;
- Esteja sempre atento para expandir o negócio com novos produtos, serviços e negócios;
- Faça as coisas antes de ser solicitado ou mesmo antes de ser forçado pelas circunstâncias.
2. Calcule os riscos
- Analise e avalie as alternativas e calcule riscos deliberadamente;
- Aja para reduzir os riscos ou controle os resultados;
- Coloque-se em situações que implicam desafios ou riscos moderados.
3. Seja independente e autoconfiante
- Expresse confiança na sua própria capacidade de complementar uma tarefa difícil ou de enfrentar um desafio;
- Mantenha seu ponto de vista, mesmo diante da oposição ou de resultados inicialmente desanimadores;
- Busque autonomia em relação a normas e controle impostos pelos outros.
4. Seja persuasivo e tenha uma rede de contatos
- Utilize pessoas chaves como agentes para atingir seus próprios objetivos;
- Utilize estratégias deliberadas para influenciar ou persuadir os outros;
- Aja para desenvolver e manter relações comerciais.
5. Faça planejamento e monitoramento sistemáticos
- Divida tarefas de grande porte em sub-tarefas com prazos definidos;
- Constantemente, revise seus planos, levando-se em conta os resultados obtidos e mudanças circunstanciais;
- Mantenha registros financeiros e utilize-os para tomar decisões.
6. Estabeleça metas
- Estabeleça metas e objetivos que são desafiantes e que tenham significado pessoal;
- Defina as metas de longo prazo; deixe-as claras e específicas;
- Estabeleça objetivos de curto prazo (mensuráveis).
7. Busque informações
- Dedique-se pessoalmente para obter informações de clientes, fornecedores e concorrentes;
- Investigue pessoalmente como fabricar um produto ou fornecer um serviço;
- Busque consultar especialistas para obter assessoria técnica ou comercial.
8. Seja persistente
- Aja diante de um obstáculo;
- Aja repetidamente ou mude de estratégia para enfrentar um desafio ou superar um obstáculo;
- Assuma responsabilidade pessoal pelo desempenho necessário para atingir as metas e objetivos.
9. Seja comprometido
- Faça um sacrifício pessoal ou despenda um esforço extraordinário para completar uma tarefa;
- Colabore com os empregados ou se coloque no lugar deles, se necessário, para terminar um trabalho;
- Busque manter os clientes satisfeitos e coloque em primeiro lugar a boa vontade a longo prazo acima do lucro a curto prazo.
10. Exija qualidade e eficiência
- Encontre maneiras de tomar decisões de forma mais rápido ou mais baratas;
- Aja de maneira a fazer coisas que satisfaçam ou excedam padrões de excelência;
- Desenvolva ou utilize procedimentos para assegurar que o trabalho seja terminado a tempo ou que o trabalho atenda a padrões de qualidade previamente combinados.      

TAMIRES CRISTINA LIMA



Nenhum comentário:

Postar um comentário